• 48. 3341-4043
  • 48. 99962-0545
  • c.e.mundodosaber@hotmail.com

Ensino Fundamental

         O Ensino Fundamental – Anos Finais, 6º ao 9º ano, tem por base aprofundar os conteúdos que são desenvolvidos ao longo da vida escolar do estudante desde a Educação Infantil, agregando novos desafios e proporcionando aprendizados voltados para o raciocínio lógico e produção textual como formas de desenvolvimento intelectual. Nesse nível, a aprendizagem é valorizada não somente através da avaliação somatiza, mas também pela participação e o interesse demonstrados no decorrer das atividades, assim sendo formativa.

O ensino conta com uma grade curricular que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular, buscando através das disciplinas complementares, desenvolver e aprofundar a aprendizagem. O objetivo é ampliar e tornar o conhecimento aplicável em qualquer situação do cotidiano.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

No Ensino Fundamental – Anos Finais, 6º ao 9º ano, os estudantes têm professores licenciados em área específica (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Coral, Robótica, Educação Física)que trazem em sua proposta metodológica a estimulação e a ampliação de conhecimentos presentes no contexto do estudante, utilizando de seus exemplos para introduzir e aprofundar os conteúdos em pauta.

Para alicerçar e dar suporte ao conteúdo desenvolvido em sala de aula, os professores contam com o Sistema de Ensino Dom Bosco by Pearson que traz em sua concepção a interdisciplinaridade, o sociointeracionismo e o pensamento complexo visando o aprendizado efetivo, a utilização e respeito aos conhecimentos prévios e a formação do estudante como um cidadão crítico, reflexivo e preparado para enfrentar os desafios impostos pela sociedade atual.

 

 

Meio período – Matutino:07:30 às 11:45

Tolerância:Entrada a partir das 07:00 até 07:45 (Fundamental)

Meio período – Vespertino:13:15 às 18:00 (Fundamental -Anos Finais)

Meio período – Vespertino:13:30 às 17:45 (Fundamental -Anos Iniciais)

Meio período – Vespertino:13:30 às 17:30 (Infantil)

Tolerância:Entrada a partir das 13:00 até 13:45 (Infantil e Fundamental -Anos Iniciais)

Saída:Até 19:00

Integral:das 07:00 às 19:00

Tolerância:Entrada até 10:30 e saída após 17:45 (Fundamental -Anos Iniciais)

Tolerância:Entrada até 10:30 e saída após 18:00 (Fundamental -Anos Finais)

FEVEREIRO

3 semana

 

O Ensino Fundamental constitui uma das bases da vida escolar. Perante os desafios que a sociedade atual nos propõe, os anos iniciais atuam com um olhar observador, analítico, despertando a curiosidade e a criticidade nos estudantes através de estímulos. Nesse nível de ensino são valorizadas a aprendizagem por meio de uma metodologia de ensino e conhecimentos, habilidades e competências.

O ensino conta com uma grade curricular que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular, buscando através das disciplinas complementares, desenvolver e aprofundar a aprendizagem. O objetivo é sempre incentivar e proporcionar ao estudante a aplicação de seu conhecimento para a solução de problemas, em quaisquer situações.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

No Fundamental – Anos Iniciais, até o 5º ano, os estudantes têm como professores pedagogos unidocentes, ou seja, um professor leciona todas as disciplinas do ensino globalizado (Língua Portuguesa, Filosofia, Arte, Matemática, História, Geografia e Ciências)e, as disciplinas especializadas (Educação Física, Língua Inglesa, Coral e Robótica)são lecionadas por professores licenciados na área específica. Os estudantes são avaliados através de avaliações qualitativas e quantitativas, sempre observados o nível de conhecimento e aprendizagem individualizados.

            Para alicerçar e dar suporte ao conteúdo desenvolvido em sala de aula, os professores contam com o Sistema de Ensino Dom Bosco by Pearson que traz em sua concepção a interdisciplinaridade, o sociointeracionismo e o letramento visando o aprendizado efetivo e direcionado à vivência de modo geral e não somente no contexto escolar.

 A Educação Infantil é a fase inicial da vida de uma criança no ambiente escolar. Nessa etapa são priorizadas as necessidades do conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se como forma de construir o conhecimento. O ensino é voltado para estimular o desenvolvimento à aprendizagem de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças através da ludicidade construindo uma base efetiva desde a infância.

Incentivando nas crianças o gosto pela descoberta, por meio das brincadeiras e das interações, além de valorizar suas experiências individuais e coletivas. Tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos e 11 meses, entendida como sujeito único e completo.

 PROPOSTA PEDAGÓGICA Na Educação Infantil, a proposta pedagógica, conforme a Base Nacional Comum Curricular, valoriza a aprendizagem a partir da ludicidade, equilibrando o conhecimento com a diversão através da criatividade, interdisciplinaridade, sociointeracionismo, brinquedos e brincadeira. Nesse nível, as crianças são estimuladas a convivência, proporcionando condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Na fase do Berçário, as crianças são estimuladas e socializadas para que a integração na rotina escolar seja construída e desenvolvida de forma tranquila e prazerosa e, os mesmos, estejam preparados para o próximo nível da Educação Infantil. A partir do Maternal até a Pré-escola, contamos com o material do Sistema de Ensino Dom Bosco by Pearson, Coleção Monte e Remonte, como norteador e suporte para colaborar no desenvolvimento e construção do conhecimento não só de conteúdos previstos para cada nível, mas de experiências com foco no interesse das crianças para que estes se sintam motivados e para que possam utilizar tais saberes além dos muros escolares, em sociedade.

Sabemos muito bem que nosso futuro está nas mãos dessas pequenas pessoas que tem muito a aprender e crescer. Nós apenas ajudamos a repassar os bons princípios que nos foram passados, mostrando que o nosso mundo é um lugar maravilhoso e poderá se tornar ainda melhor se fizermos dessas pequenas pessoas, grandes seres humanos.

O DOM DO ENSINO!

Educar é construir um caminho seguro para a vida. Desde que nasceu há mais de 50 anos, o Sistema de Ensino Dom Bosco By Pearson leva muito a sério este conceito.

É por isso que temos tradição no ensino, mas não aquela tradição severa e antiquada. O Sistema Dom Bosco vem se modernizando e investindo ao longo de todas estas décadas na ideia de que os valores e o conhecimento formam um cidadão completo.

Atuamos nas áreas da educação Infantil e Fundamental, do Ensino Médio, Pré-vestibular e Superior. Esta grande responsabilidade com pais e alunos, nos fez desenvolver um Sistema de Ensino que é modelo para mais de 500 escolas, atendendo a estudantes de várias regiões do Brasil. Hoje, o Sistema de Ensino Dom Bosco é uma referência na educação brasileira. Para quem aprende, e para quem ensina.

Nossa visão é ser um Colégio de referência, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas no atendimento à criança promovendo a formação de cidadãos críticos, conscientes, reflexivos e autônomos.

Os valores do Colégio Mundo do Saber baseiam-se em:valores de responsabilidade e igualdade. Na tradição de seus fundadores, acreditam nos valores éticos da honestidade, profissionalismo, respeito, transparência e preocupação com as crianças. Em relação à igualdade, acreditamos que proporcionamos um ambiente de trabalho agradável, o que faz com que as professoras se sintam bem e passam essa felicidade e tranquilidade para as crianças, pois damos a liberdade de expressão para todas, todas as críticas são bem vindas e aceitas.